A ISO/IEC 20000 é a primeira norma que define requisitos de qualidade exclusivamente para o gerenciamento de serviços de TI. Na prática, esta norma certifica que a empresa utiliza as melhores práticas recomendadas pela ITIL®.

Recomendo esta certificação como um segundo objetivo de investimento, pelas mesmas razões que eu citei para a certificação ITIL®, e adicionalmente:

  • Se o candidato já for certificado em ITIL® Foundation, pode realizar o exame ISO/IEC20000 Foundation Bridge, que exige menos tempo de estudo e tem um exame mais simples (30 minutos de duração, 20 perguntas. Sendo necessário acertar 65%).
  • As grandes empresas de TI são certificadas, e consequentemente preferem contratar profissionais que tenham conhecimento da norma.
  • Diferencial competitivo com outros candidatos que tenham somente a certificação ITIL® foundation
  • Maior compreensão da disciplina de gerenciamento de serviços de TI, uma vez que a norma enfatiza a importância de um Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) e do valor e da aplicação do ciclo PDCA.

 

COBIT 5 Foundation

Adicionalmente você pode estender seu horizonte para a governança de TI, através da certificação COBIT 5 Foundation. De forma complementar as duas outras certificações, aqui existe uma visão mais generalista da governança de TI , uma visão  executiva e focada em resultados (outcome measures).

 

Fonte: http://www.itsmnapratica.com.br/